Devemos incluir hábitos saudáveis não apenas na velhice e sim durante toda nossa vida adulta. São esses hábitos que nos ajudam a chegar na terceira idade com saúde e disposição. Um dos hábitos mais nocivos e mais comuns entre as pessoas é o famoso sedentarismo.
De acordo com o Ministério da Saúde, 47% dos brasileiros adultos não chegam a praticar 75 minutos de atividade física intensa ou 150 minutos de exercícios moderados durante a semana, como recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Hábitos não saudáveis, como o sedentarismo, podem predispor ou agravar uma série de doenças, como a hipertensão, diabetes, problemas cardíacos, entre outros.
Alimentação saudável: Inclua folhas verdes, legumes e leguminosas na sua dieta. Evite excesso de fritura, comidas gordurosas, alimentos ultra processados, com excesso de sódio, gordura saturada e açúcar.
Atividade física: O corpo precisa estar sempre em movimento para que você se mantenha saudável. Os exercícios físicos melhoram a disposição, liberam endorfina e dopamina - hormônios relacionados à satisfação, felicidade e bem-estar. Encontre algo que te dê prazer ou, caso ainda não saiba do que gosta, apenas comece.
A partir do momento em que a atividade física virar um hábito você não só sentirá prazer em fazê-la como sentida falta quando deixar de fazer.
Sono de qualidade: Ter um sono de qualidade, em um ambiente calmo, sem ruídos, confortável e arejado, não é apenas prazeroso, mas necessário para a boa saúde. Evite excesso de luz no quarto, consuma comidas leves e de fácil digestão, evite cafeína próximo ao horário de dormir ou atividades estimulantes.
A privação de sono de acarreta cansaço, fadiga, baixo rendimento nas atividades do dia a dia, ansiedade, depressão, problemas de memória e muitos outros a longo prazo.
Cuide de saúde mental: Evite se manter em um estado contínuo de estresse, busque atividades relaxantes como meditação, yoga, pilates e psicoterapia.
Estes hábitos te auxiliam a controlar ansiedade e depressão, mantendo em equilíbrio todo o funcionamento do seu corpo.
Beber água: Beba a quantidade necessária de água diariamente. Isso facilita o processo de digestão, reduz o inchaço, previne constipação, ativa a circulação sanguínea, bom funcionamento dos rins, auxilia no emagrecimento, entre outros. Crie o hábito de beber água, não espere sentir sede. Para saber em média a quantidade ideal de água, basta multiplicar o seu peso por 35ml de água. Exemplo: 70kg x 35ml = 2.450L de água.
Vá ao seu médico de confiança com frequência regular: Não deixe para ir ao médico apenas quando tiver alguma queixa.
Não negligencie sua saúde.
Nunca é tarde para iniciar bons hábitos; se você ainda não tem hábitos saudáveis de vida tente incluí-los gradativamente em sua rotina.
O importante é começar e persistir.