Os exercícios mentais são grandes aliados no bom funcionamento da memória e manutenção do cérebro ativo, contribuindo para estimular o pensamento, raciocínio, velocidade de processamento e a concentração.
Manter uma mente ativa e estimulada auxilia na prevenção de demências, como Alzheimer por exemplo.
Aliado aos exercícios, devemos incluir na rotina alimentos ricos vitaminas e minerais antioxidantes (por exemplo, vitamina A, C e E, selênio, magnésio etc.) e ômega 3.
Encontramos essas e outras substâncias importantes para o bom funcionamento cerebral e cognitivo em alimentos como peixe, oleaginosas (nozes, castanha do pará, amêndoas), abacate, frutas vermelhas, azeite, folhas verde escuras etc.
Leitura: A leitura estimula a criatividade, concentração e memória. Auxilia ainda mais recontar a história a outras pessoas.
Cálculos mentais: Resolva operações matemáticas simples enquanto realiza alguma atividade, como caminhar, por exemplo.
Jogos de concentração e raciocínio: Jogos de memórias são exercícios importantíssimos, assim como sudoku, jogos de cartas, xadrez, dominó e palavras cruzadas, pois estimulam o pensamento.
Relembrar momentos: Antes de dormir, tente relembrar como foi o dia, o que fez, pessoas que encontrou, assuntos sobre os quis conversou.
Recordar objetos e cenas: Observe alguma coisa, pode ser uma paisagem, um quadro ou uma revista, o que estiver ao seu alcance, por mais ou menos 30 segundos. Oculte a imagem (ou vire de costas) e tente lembrar de todos os detalhes que conseguir.
Outro ponto que muito auxilia no bom funcionamento do cérebro é ter um hobby estimulante, como por exemplo aprender a tocar instrumentos, aprender idiomas, aprender a pintar, praticar jardinagem, costura, fazer viagens etc., além de manter um bom convívio social.
É sempre importante lembrar também da importância do exercício físico na prevenção das demências, sendo esse hábito um dos mais eficazes na prevenção do declínio cognitivo.